Mesmo com a estiagem e o forte calorão, o número de pessoas desalojadas ou desabrigadas em Patos de Minas devido à enchente continua subindo. Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura informou que 748 pessoas continuam fora do lar. Na sexta-feira (21), este número era de 731 pessoas.

De acordo com o boletim desta segunda, são 250 famílias, abrangendo 567 adultos e 139 crianças, desalojadas no município devido às chuvas. Há ainda mais 21 famílias, sendo 37 adultos e 05 crianças, desabrigadas.

Com isso, os abrigos provisórios continuam ativos. Na Escola Municipal Frei Leopoldo, há 10 famílias com 21 pessoas. Na Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz tem mais 7 famílias, com 14 pessoas. E na Associação Vila Rosa há mais 4 famílias, com 7 pessoas. Na zona rural, são 15 famílias desabrigadas, com um total de 33 pessoas

O aumento no número de desabrigados, que estão precisando de apoio do poder público, e o número de desalojados, que tiveram que deixar o lar, mas não precisam de apoio do poder público, chama a atenção. A cidade está há mais de uma semana com o nível do Rio Paranaíba em baixa. De acordo com a Prefeitura, “os números podem variar para mais ou para menos, conforme retorno de famílias/pessoas para seus imóveis e de novas famílias/pessoas identificadas pela Assistência Social tanto no CAVES quanto de outras formas.”