Acidentre entre dois veículos na avenida JK em março de 2016. ( Foto: Arquivo Patos Hoje/Ilustração )

O número de acidentes no perímetro urbano em Patos de Minas vem apresentando leve redução nos últimos anos, mesmo com o crescimento elevado da frota de automóveis circulando pelas ruas da cidade. Entretanto, embora o levantamento da Polícia Militar apresente melhora nos números, o índice de acidentes e vítimas de ferimentos e mortes no trânsito continua elevado.

Patos de Minas tem uma média de sete acidentes de trânsito por dia no perímetro urbano. Este ano, a Polícia Militar registrou, de janeiro a junho, 1.280 acidentes. No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.354 acidentes no perímetro urbano e em 2014 foram contabilizados 1.374 batidas.

Os registros de embriaguez ao volante também tiveram redução. No primeiro semestre de 2015, a Polícia Militar flagrou 77 motoristas conduzindo veículos sob efeito de álcool. Este ano, esse número caiu para 64. Números da Polícia Rodoviária Federal também mostram que os motoristas estão mais conscientes. De 11.459 testes de etilômetro realizados este ano, apenas 15 motoristas foram presos por embriaguez e 86 foram notificados.

Para o tenente Vanderley, comandante do pelotão de trânsito do 15º BPM, alguns fatores contribuíram para a redução no número de acidentes, como maior fiscalização no trânsito, multas mais rigorosas, o consumo de bebida alcóolica, por exemplo, tem multa mínima de R$ 1900,00, e uma maior conscientização dos motoristas. O policial explica, no entanto, que esses números podem ser melhores.

Apesar do consumo de bebida alcóolica ser fator importante para ocorrência de acidentes de trânsito com mortes, é a imprudência a grande responsável pela violência no trânsito. “Em quase todos os acidentes que a gente registra, um dos envolvidos desrespeitou uma parada obrigatória ou outra regra de trânsito”, explica o tenente Vanderley. Segundo ele, reduzir os índices de acidentes vai depender da conscientização dos motoristas.

Autor: Maurício Rocha