A região de Patos de Minas vai ganhar um fôlego para a realização de testes rápidos para a detecção de Covid-19. A Superintendência Regional de Saúde começou a receber na tarde desta quinta-feira (03), uma remessa com 42.440 testes de dois laboratórios diferentes: Biomanguinhos e IBMP - Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

O aumento surpreendente de casos de Covid-19 neste início de ano provocou uma escassez de testes rápidos no serviço público. A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas limitou a realização de testes a apenas casos graves da doença. Nos últimos dias, pacientes que apresentaram apenas sintomas receberam diagnóstico do próprio médico, se realizar exame.

Com a chegada desta remessa, a expectativa é de que a situação comece a se normalizar. Segundo a superintendente regional de saúde, Noemi Portilho, os testes começarão a ser distribuídos aos 21 municípios da região nesta sexta-feira (04). Todas as prefeituras irão receber testes dos dois laboratórios.

Noemi informou ainda que a equipe da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas está em Belo Horizonte para trazer mais uma remessa de vacinas pediátricas. A distribuição das doses para os municípios deverá ocorrer na segunda-feira (07).

“Toda a nossa equipe da SRS de Patos de Minas tem trabalhado incansavelmente para que nossos municípios tenham condições de fazer um bom combate à essa pandemia”, finalizou a superintendente regional de saúde.