Hoje, 1º de junho, é comemorado o dia mundial do leite. A data foi instituído pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por se tratar de um alimento completo e por sua importância econômica e social, já que cerca de 10% da população mundial vive da atividade leiteira.

E Patos de Minas tem motivos para comemorar a data. O município é o segundo maior produtor de leite do país, com mais de 100 mil litros por dia, e possui duas indústrias de beneficiamento de leite que dão total suporte a produção: a Coopatos e a Cemil, esta segunda em franca expansão.

A Cemil destaca-se na produção de leite longa vida, produtos lácteos e bebidas à base de soja. São eles: leite longa vida (integral e desnatado), leites licenciados (Cruzeiro e Atlético), Chocomil (1litro), bebida láctea Perfomance, creme de leite tradicional, creme de leite light, leite condensado, Chocomil (200ml), Vitamil, Sucomilho, Caramelo, Morango (200ml), Shakes (morango e chocolate), Soy Original e sucos Cemil Soy (200ml e de 1 litro, tradicional e light), nos sabores: pêssego, uva, laranja, maçã e maracujá.

Apostando no futuro, a empresa acompanha de perto a evolução da tecnologia de laticínios. A Cemil ampliou rapidamente a sua linha de produtos e, acompanhando as tendências do mercado, implantou um sofisticado parque industrial, com equipamentos avançados e funcionários capacitados e atualizados, tornando - se pioneira na região no segmento longa vida. A capacidade instalada do parque industrial é de 12 milhões de litros mensais (450 mil litros de leite por dia), com equipamentos modernos e de alta precisão, que garantem a eficiência da linha de produção.

A empresa foi inaugurada em 01 de janeiro de 1993, em Campo Belo (MG). Começou suas atividades industriais com a fabricação de derivados lácteos e, a partir de 1995, ampliou sua linha de produtos, para atuação no segmento de leite Longa Vida. Em 1997, iniciou a implantação do parque industrial próprio em Patos de Minas (MG). Em 26 de abril de 1999, transferiu suas atividades para Patos de Minas. Atualmente, possui um quadro de associadas, composto por quatro cooperativas agropecuárias, sendo: Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda., Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda., Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. e Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá Ltda. que, juntas, aglomeram cerca de seis mil produtores rurais.

A gestão atual tem aprimorado e diversificado a linha de produção, com vistas a fornecer produtos que atendam às expectativas dos consumidores, acentuando o padrão Cemil de qualidade e consolidando a marca no mercado.

Esta busca constante de melhoria da qualidade dos serviços prestados contribuiu para que a empresa se destacasse entre as marcas mais vendidas no país, com distribuição de produtos em 19 Estados. Outro diferencial da empresa destaca-se à gestão de logística que conta a frota própria de caminhões, possibilitando a entrega de grande parte dos seus produtos e tendo assim maior resultado, eficiência e qualidade nas entregas.

Em novembro de 2007, a Cemil iniciou a fabricação dos seus produtos longa vida de 1 litro (leite longa vida, bebidas lácteas e sucos à base de soja) na nova embalagem comblift, com tampa. Em 2009, inovou mais uma vez fornecendo embalagem combilift com tampa de rosca, oferecendo mais qualidade, comodidade e conforto ao consumidor.

Ampliando a sua linha de produtos, a empresa está fazendo investimentos em 2010, que dobrarão sua capacidade de produção, oferecendo ao mercado os produtos leite condensado e leite em pó da marca Cemil.

O sucesso da marca Cemil está centrado na busca permanente por novas tecnologias, aprimorando a qualidade de seus produtos e oferecendo comodidade e prazer aos seus clientes.