O monitoramento do Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (14) verificou que a enchente teve uma importante redução em Patos de Minas. O nível do Rio Paranaíba desceu cerca de 1 metro e as águas podem deixar a Ponte do Arco neste sábado (15). No entanto, a liberação do trânsito pelo local depende de outros fatores.

As imagens, registradas pela manhã e à tarde, mostram que a água, que estava na parte final da mureta de proteção da Ponte do Arco, desceu para alguns centímetros do leito dela. A água que inundava também grande parte da Avenida Joaquim Fubá, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, já diminuiu consideravelmente. A previsão é de que a água deixe a ponte neste sábado.

A água na ponte sobre o Ribeirão da Cota também diminuiu bastante, mas o local continua intransitável. As imagens mostram também a situação da água na Ponte sobre o Rio Paranaíba na BR 365 e na Ponte do Bigode. As pontes que chegaram a ser ameaçadas pelas águas ficaram ainda mais distantes de serem atingidas.

Apesar da redução do nível da enchente, as imagens continuam impressionando. Há muita água ainda cobrindo áreas de pastagens e também imóveis e vias urbanas. A previsão é de que o nível continue a diminuir neste sábado (15), já que não há previsão de chuva. No entanto, isso não garante que os locais serão liberados normalmente.

O Corpo de Bombeiros explicou, por exemplo, que, na Ponte do Arco, um engenheiro deve avaliar se não houve algum dano na estrutura e também deve ser verificado se as áreas próximas permitem o trânsito de veículos, já que a Avenida Joaquim Fubá continua com muita água. É possível também que seja necessário fazer uma limpeza para retirar a lama do local.