O Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil continuam realizando monitoramentos no Rio Paranaíba em razão das chuvas que voltaram a cair em Patos de Minas. Pelo segundo dia consecutivo, as águas continuaram abaixando. Na manhã desta segunda-feira (14) o Rio Paranaíba estava a 11,17m acima do nível normal. São 15cm a menos se comparado com a medição de ontem. Segundo o Instituto Clima tempo, a previsão é de mais chuvas nos próximos dias.

Para que as 119 famílias que estão desalojadas possam retornar para suas residências, é preciso que o nível do Rio Paranaíba abaixe ainda mais. A defesa Civil, por meio do tenente Fernandes, vem trabalhando diuturnamente realizando monitoramento no rio e também em áreas afetadas pela enchente. Segundo a Prefeitura Municipal, além das famílias desalojadas, ainda há 25 famílias que estão desabrigadas.

Na manhã desse domingo (13), motoristas comemoraram a liberação da Ponte do Arco que precisou ser interditada em razão da cheia do rio. A Ponte na BR 365 segue interditada pelo DNIT. A Defesa Civil também segue vistoriando imóveis afetados pelas chuvas. Nesse final de semana, técnicos do órgão fizeram vistoria em um condomínio no bairro Ipanema II que foi afetado pelas chuvas e apresentava rachaduras e movimentação de terra.

Segundo o tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil, o local chegou a ser interditado, mas foi liberado horas depois com a apresentação de laudos técnicos atestando que não havia risco de desabamento.