O zagueiro Claudão marcou o primeiro gol de pênalti.

O Nacional Esporte Clube está garantido na elite do futebol mineiro. O Búfalo venceu o Araxá por 2 a 1, de virada, neste domingo (21), na última rodada da fase de classificação do mineiro. A partida no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz era decisiva para as duas equipes. Curiosamente, o mesmo Estádio que garantiu a volta do Ganso para o Módulo I no ano passado, hoje, viu a queda do time da terra de Dona Beija.

A diretoria Araxaense passou a semana se mobilizando para a última e decisiva partida. Uma grande caravana foi organizada para trazer os torcedores a Patos de Minas e um prêmio extra de cerca de R$100 mil foi anunciado pela imprensa de Araxá para os jogadores. Sabendo da estratégia, a diretoria do Nacional pôs os preços dos ingressos lá em cima. Os torcedores do Ganso protestaram na entrada do Estádio, até que a diretoria do próprio Araxá decidiu bancar 80% do preço do ingresso. Os torcedores pagaram só R$ 20,00.

Em campo, uma batalha estava armada. O Araxá começou mandando no jogo e teve duas oportunidades seguidas de abrir o marcador. O Nacional só conseguiu chegar ao gol do adversário aos 12 minutos. Marcinho ficou sozinho para marcar e acabou acertando a trave. Mais uma chance para o Búfalo aos 15 minutos e mais um desperdício. Pouco depois, o time de Patos de Minas chegou perto, mas a arbitragem marcou impedimento.

O Araxá tinha Fabrício Carvalho lá na frente e aos 28 minutos o atacante não desperdiçou. Ele recebeu sozinho e cabeceou para abrir o placar no Estádio Bernardo Rubinger. Em vantagem no marcador, o time se fechou lá atrás e não deu chances para o Nacional. No finalzinho do primeiro tempo, Fabrício Carvalho ainda obrigou Rodrigo Posso a fazer boa defesa.

O resultado punha o Nacional no Módulo II, mas o time não se acomodou. O Búfalo foi com tudo para cima do Araxá e as oportunidades de gol foram surgindo. Aos 18 minutos, o árbitro marcou pênalti que o zagueiro Claudão não desperdiçou. Era tudo que o Nacional precisava para se encontrar no jogo. A partir daí, o time de Patos de Minas dominou o jogo.

A virada não demorou a acontecer. Caleb girou e bateu no canto para fazer 2 a 1 para o Nacional. O Búfalo ainda teve inúmeras chances de ampliar e acabou desperdiçando. No finalzinho, Maranhão tentou de longe, com o gol vazio e acabou chutando por cima. Foi o último lance antes do apito final. 2 a 1 no placar, festa do Nacional no Bernardo Rubinger e revolta dos Araxaenses que aprontaram a maior confusão em campo.

Com a derrota, o Ganso que conseguiu assegurar a classificação para a elite do futebol mineiro no ano passado no próprio Bernardo Rubinger de Queiroz caiu para o Módulo II, ficando em último lugar na competição. A vitória do Nacional garantiu sua permanência na elite do futebol de Minas Gerais. O time terminou na 9º posição.

Autor: Maurício Rocha