Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Copasa promoveu o plantio de árvores nativas nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das cidades Carmo do Paranaíba, Guarda-Mor, Patos de Minas, Paracatu e Vazante. As mudas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Patos de Minas. Entre as espécies estão ipês, jacarandás, paineiras, quaresmeiras e patas de vaca (barrigudas).
De acordo com a superintendente da Copasa na Unidade de Negócio Oeste, Cristiane Carneiro, o plantio das árvores foi uma das opções da Copasa, na semana da água, como uma ação para preservação dos recursos d’água. “A manutenção da vegetação nativa, seja em nascentes, margens dos rios ou em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), contribui para a infiltração da água no solo, favorecendo, consequentemente, maior disponibilidade dos mananciais”, afirmou.
Além de contribuírem para a conservação e para a infiltração da água no solo, as árvores também evitam o assoreamento de córregos, nascentes, rios e lagos. São capazes de absorver gás carbônico e transformá-lo em oxigênio e, no caso de uma vasta vegetação, abrigam espécies de animais, frutos e sementes, essenciais para a expansão e para a manutenção da fauna e da flora. Preservar o meio ambiente é preservar os recursos hídricos e, consequentemente, garantir a sobrevivência das gerações atuais e futuras.
Em Carmo do Paranaíba, Guarda-Mor e Vazante, a ação foi realizada pela primeira vez. Já em Patos de Minas e Paracatu, esta é mais uma entre as várias ações socioambientais desenvolvidas pela Companhia no intuito de preservar os recursos naturais e de conscientizar a população quanto à importância dos cuidados para com o meio ambiente.
Nos anos de 2018 e 2019, mudas nativas foram plantadas no interior da ETE de Patos de Minas. Algumas, às margens do Rio Paranaíba, que é o manancial onde é realizada a captação de água bruta que abastece a Capital do Milho. Além disso, desde de 2017, o município também conta com o Programa Pró-Mananciais. Cerca de R$700 mil foram investidos no plantio de 13 mil mudas de árvores nativas; implantação de 23 mil metros de cercas no entorno de nascentes e reservas; adequação de 8.700 metros de estradas; construção de 54 bolsões – bacias de contenção de água; e 20 bigodes - reguinhos que direcionam a água da estrada para os bolsões, nas microbacias do córrego do Bom Sucesso, localizado na comunidade que leva o mesmo nome, e do córrego do Bauzinho, em Pindaíbas, ambos distritos de Patos de Minas.
Em Paracatu, também em alusão ao Dia Mundial da Água de anos anteriores, foram plantadas, em 2018 e 2019, mudas nativas no interior da ETE. Além disso, desde o início do Pró-Mananciais, há quatro anos, a Copasa investiu R$383 mil na construção de 5 Km de cercas ao redor de nascentes e de reservas; plantio de 3.500 mudas, ao longo da microbacia do ribeirão Santa Izabel; nivelamento de estradas; construção de 81 bolsões; 98 bigodes e de 54 lombadas, com o objetivo de evitar carreamento de terra e sedimentos para o manancial de captação e de propiciar a infiltração de água no solo.
“Além de contribuir para a conservação das APPs, as árvores são responsáveis, em parte, pela preservação de 75% da água doce acessível no mundo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida a longo prazo. Contribuir com a natureza é assegurar o próprio futuro. É bastante satisfatório deixar à população a mensagem de que todos devemos cuidar do ambiente em que vivemos”, comentou o integrante da equipe socioambiental da Copasa em Paracatu, Milton Silva.
Outras ações
Além do plantio de mudas, nesta semana, a Copasa participou, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos), da promoção de uma videoconferência sobre os recursos hídricos de Minas Gerais.
Na quinta-feira (25/03), a Companhia também participou, virtualmente, do evento “Café com Bordado”, uma palestra lúdica com o ator e diretor teatral Dimir Viana, de Belo Horizonte.
Em João Pinheiro, no dia 24/03, aconteceu o lançamento da 2ª “Jornada do Encontro Chuá Ambiental”, evento educativo promovido pela Copasa que trata sobre a preservação dos recursos hídricos.
Dia Mundial da Água e Consumo Consciente
Comemorado anualmente em 22/03, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância de utilizar com responsabilidade esse recurso essencial a todas as formas de vida.
Água é fundamental para hidratação, preparo de alimentos, higienização de roupas, louças, imóveis, prevenção de doenças, manutenção da saúde e até mesmo para a movimentação da economia, visto que o recurso é empregado também em indústrias.
É um recurso natural não renovável. Portanto, deve ser consumido de maneira consciente. Dicas simples podem contribuir para a economia desse recurso essencial à vida no dia a dia, como, por exemplo, fazer a barba, tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça com a torneira fechada, ligando somente na hora de enxaguar; higienizar carros com balde e passeios com vassouras em vez de mangueira; molhar as plantas bem de manhãzinha ou no fim da tarde com o regador etc.
Pró-Mananciais
Com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]