O mais polêmico deles é o que põe fim ao voto secreto na Câmara Municipal de Patos de Minas.

Fim do recesso parlamentar para os vereadores de Patos de Minas. Depois de quase um mês, os parlamentares patenses voltaram a se reunir na Câmara Municipal e na primeira reunião de 2011 teve polêmica e projetos importantes sendo apreciados. A prefeita Béia Savassi participou da abertura da sessão. Ela disse que espera um ano harmonioso entre os dois poderes.

A primeira reunião comanda pela nova mesa diretora, presidida pelo vereador José Carlos da Silva, o Carlito, teve a apreciação de vetos do Executivo de projetos importantes. O mais polêmico deles é o que põe fim ao voto secreto na Câmara Municipal de Patos de Minas. Esta medida já entrou em votação diversas vezes e sempre foi reprovada.

O voto secreto é usado na Câmara Municipal de Patos de Minas em apenas três circunstâncias: na votação de títulos de cidadão honorário, na apreciação de vetos do executivo e na escolha da presidência da casa. Por isso, muitos vereadores entendiam que o fim do voto secreto não era tão relevante.

Mas desta vez o Projeto de Lei ganhou força e até quem era contra passou a fazer parte da lista de co-autores. Desta forma, o PL não teve dificuldades para ser aprovado. Por unanimidade, os vereadores acabaram com o voto secreto na Câmara Municipal de Patos de Minas. Isso significa que, a partir de agora, a população vai conhecer o voto de cada um dos vereadores, independente da matéria a ser apreciada.

Autor: Maurício Rocha