Caminhões e uma patrol foram usados no mutirão.

O sábado (13) foi de muito trabalho para os visitadores sanitários do Programa Municipal de Combate e para os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Eles promoveram um grande mutirão de limpeza para acabar com criadouros do mosquito Aedes Aegypti e conter o avanço da doença em Patos de Minas. Bairros com altos índices de infestação foram visitados.

O mutirão de combate à dengue usou artilharia pesada para combater os focos do mosquito transmissor da dengue. Dezenas de pessoas percorreram as casas recolhendo todo tipo de material que pudesse acumular água. Montanhas de lixo, móveis, eletrodomésticos e materiais inservíveis foram retirados. Na avenida Arlindo Porto, a grande quantidade de fogões velhos retirados das casas chamava a atenção.

Caixas d’água abertas receberam tampas provisórias e sacos de lixo foram distribuídos para os moradores para que eles retirassem o lixo dos quintais. Caminhões e até uma patrol foram usados para coletar os materiais dispensados pelos moradores. Mesmo assim, a manhã de sábado foi de muito trabalho. Focos do mosquito transmissor da dengue foram encontrados em várias casas.

O mutirão percorreu os bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa e Cristo Redentor. A região apresenta altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti. A coordenação do Programa Municipal de Combate à Dengue já comunicou, no entanto, que outros bairros da cidade serão visitados. O reforço no trabalho é para evitar a ocorrência de uma epidemia da doença.

Patos de Minas já tem cerca de mil casos notificados de Dengue. A cidade inteira está sendo mobilizada para conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti e todas as pessoas podem contribuir. Basta retirar dos quintais todo tipo de material que possa acumular água.

Autor: Maurício Rocha