O Museu da Cidade de Patos de Minas ainda não abriu as portas para a população, mas o trabalho realizado pelos profissionais da Diretoria de Patrimônio já está sendo reconhecido. Um projeto de modernização apresentado ao Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura foi selecionado e vai receber um prêmio em dinheiro para a aquisição de equipamentos.

O projeto de Patos de Minas foi classificado em segundo lugar e receberá repasses do Governo Federal. O valor total do projeto é R$ 110 mil. Recurso que será investido na aquisição de equipamentos e mobiliários para realização de atividades técnicas e administrativas e renovação dos suportes de exposição.

O edital é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura e é conhecido por apenas premiar projetos com excelência e currículos com ações comprovadas. O projeto apresentado por Patos de Minas ficou à frente de instituições tradicionais como, por exemplo, os Museus de Arte Sacra, respectivamente, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Cultural Inhotim.

De acordo com Alex Borges, diretor de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura deve ser executado até o mês de dezembro. O Museu da cidade de Patos de Minas deveria ser inaugurado em agosto, mas diante da possibilidade de aquisição dos novos equipamentos, ele preferiu aguardar para o final do ano a abertura da visitação.

O Museu vai funcionar no Casarão de Olegário Maciel na avenida Getúlio Vargas. A restauração do prédio entrou na fase final. Os profissionais trabalham na recuperação da parte elétrica. Vai ficar faltando apenas a pintura do lado de fora.