Um grande passo para a comunidade autista foi dado na manhã desta terça-feira (30) em Patos de Minas. Carteirinhas que garantem direitos da comunidade finalmente foram entregues para eles e há motivo de sobra para comemorar. Segundo os responsáveis, foram mais de dois anos tentando regulamentar uma lei federal no município. Entre os benefícios estão gratuidade em alguns transportes, prioridade em atendimento entre outros. Nossa reportagem esteve na sede da prefeitura Municipal e acompanhou a solenidade.

A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito. O próprio Luís Eduardo Falcão foi quem realizou a entrega simbólica da carteirinha para a pequena Débora Gonçalves Silva. De acordo com o chefe do executivo, a lei já existe, estava regulamentada no município e precisava ser aplicada na capital do milho. Segundo ele, haverá outros avanços em relação aos autistas.

“Vamos tentar outros avanços como implementar atendimento na rede pública para dar suporte às famílias também”. Falcão também disse que a ajuda nem sempre é dinheiro. “Às vezes basta uma dedicação, uma atenção para suprir a necessidade da associação e quanto a isso, todas as outras sabem que as portas do meu gabinete estão abertas” disse ele.

De acordo com a presidente da Associação Esperança Azul, Cleide Alves, há dois anos eles em travando uma batalha para que a carteirinha fosse regularizada no município e os autistas tivessem seus direitos assegurados. “ Hoje é uma data histórica para Patos de Minas e para a associação dos autistas e nós agradecemos muito ao poder público pelo esforço e empenho que teve com nossa causa” disse ela.

Segundo Cleide, a carteirinha vai garantir a execução dos direitos das pessoas com autismo. “Eles possuem prioridade em atendimento, alguns transportes gratuitos, preferência em vaga de estacionamento entre outros benefícios”. Cleide ainda ressaltou a importância de cuidar e dar toda a atenção necessária aos portadores de transtorno do espectro autista. “O que eles precisam é de muita estimulação. Autismo é uma doença? Não! É uma característica que a pessoa tem e que precisa ser observada. É fundamental as terapias para que o autista tenha um desenvolvimento “normal’ para a sociedade” finalizou Cleide.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane de Sousa, é obrigação do município garantir os direitos da comunidade autista. Segundo ela, é de extrema importância que se tenha um olhar mais cuidados e amoroso com a causa. “Eu acredito que com essa carteirinha nós vamos conseguir atender melhor e dar mais atenção a essas crianças e também às famílias. A parceria entre a associação e poder público é muito importante” disse Jorgiane.

Quem tiver interesse de conhecer ou contribuir de alguma forma, pode procurar a Associação Esperança Azul que fica na Rua Dona Luiza, 770, Centro ou ligar no telefone (34)99772-7718.