Duas mulheres foram presas e encaminhadas para a delegacia na tarde desta terça-feira (21) depois de serem flagradas mantendo aves em cativeiro no bairro Jardim Paulistano. Os policiais chegaram até ela depois de receberem denúncias anônimas. Uma delas estava com a ave há aproximadamente 10 anos. A multa ultrapassa R$19 mil.

O fato aconteceu por volta de 14h30 na Rua Vicente José de Santana. De acordo com o Sargento Pacheco, a Polícia recebeu denúncias via 181 relatando que duas moradoras estariam mantendo aves em cativeiro. Sendo assim, a Polícia de Meio Ambiente iniciou diligências e foi para as residências denunciadas.

Segundo o Sargento Pacheco, ao chegarem em uma das casas já avistaram uma espécie de Papagaio Verdadeiro em uma gaiola. Seguindo com as diligências, eles foram para outra casa na mesma rua e acabaram encontrando outra ave da mesma espécie. Uma das suspeitas disse que tem o Papagaio a aproximadamente 10 anos. Já a outra disse que possuía a ave a um ano.

Ainda de acordo com o militar, as aves são protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção no Brasil – CITES – e não podem ser mantidas em cativeiro. Diante disso, as mulheres de 55 e 57 anos receberam voz de prisão e foram encaminhadas para a delegacia. A multa para cada uma foi de R$9.524,76.

Os animais serão encaminhados para o Setras para serem cuidados e posteriormente devolvidos ao seu habitat natural.