o 1º Seminário Municipal pela Liberdade Religiosa aconteceu no Teatro Municipal Leão de Formosa.

A primeira atividade do Movimento Negro Unificado em Patos de Minas aconteceu nesse fim de semana com a realização do 1º Seminário Municipal pela Liberdade Religiosa.

Organizado pelos membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR), da Casa de Caridade Vovó Ana (CCVA) e militantes do Movimento Negro Unificado (MNU), em parceria com a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP) da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o 1º Seminário Municipal pela Liberdade Religiosa aconteceu no dia 28, no Teatro Municipal Leão de Formosa.

O encontro contou com a presença de líderes religiosos, militantes do movimento negro, representantes dos governos municipal e estadual e outros interessados, além do secretário de Cultura, Fábio Amaro e do diretor de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural da pasta, Geenes Alves.

O que motivou o movimento a organizar o seminário foi verificar que há tempos, experiências ruins de intolerância religiosa ao redor do mundo são manchetes dos principais veículos de comunicação. Essa situação, muitas vezes, também acontece no Brasil, pois geralmente as minorias são preteridas e relegadas a um espaço marginal na sociedade.

Durante o seminário, foram discutidas questões como o Racismo, de modo geral e mais especificamente sobre a liberdade religiosa, sobretudo no que diz respeito às matrizes africanas.

Outro motivo para a realização do debate foi agendar para o dia 21 de janeiro, falecimento de Gildásia dos Santos no ano de 2000, em Itapuã, Bahia, popularmente conhecida como Mãe Gilda, grande defensora da liberdade religiosa. Em sua homenagem, foi editada a lei federal nº 11.635/07, tornando o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Durante as discussões houve a intenção de realizar um Fórum de discussão, visando à promoção da Igualdade Racial. A data discutida para esta discussão ainda não foi fechada, mas deverá acontecer em março.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas