Os mototaxistas estão voltando para a sala de aula para cumprir uma exigência da lei Municipal que regulamenta a profissão.
Os mototaxistas de Patos de Minas estão dando mais um passo para regulamentar o serviço na cidade. Eles estão voltando para a sala de aula para cumprir uma exigência da lei Municipal que regulamenta a profissão. Para ser mototaxista é preciso ser maior de 21 anos, ter pelo menos dois anos de Carteira de Habilitação na categoria “A” e passar por um curso específico para o transporte de passageiros em motocicletas.

Para trabalhar de forma regular, o mototaxista é obrigado a passar por um treinamento. São 30 horas de aulas práticas e teóricas. Neste período, os profissionais vão aprender a lidar com todos os riscos que a profissão oferece. Entre as disciplinas, eles vão aprender técnicas de direção defensiva para evitar os acidentes de trânsito.

Patos de Minas possui cerca de 300 mototaxistas. Quase todos eles deverão passar pelo treinamento até o final deste ano. O presidente do Sindicato da Categoria, Eliomar Pereira disse que espera a regulamentação do serviço de mototaxi no próximo semestre. “Isso vai permitir uma melhora no serviço que é prestado a população”, garante.

Pela lei aprovada na Câmara, Patos de Minas pode ter até 9 empresas de mototaxi, cada uma com até 40 mototaxistas. Mas as empresas têm encontrado dificuldades para cumprir as determinações legais. O prazo para a apresentação dos documentos venceu no ano passado e apenas seis empresas foram aprovadas.

Autor: Maurício Rocha