Mesmo sendo um dos maiores produtores de leite do país, não é fácil encontrar uma vaca caminhando por Patos de Minas, menos ainda no centro da cidade. Mas na tarde deste domingo (21), motoristas que passaram pela rua Doutor Marcolino se depararam com uma vaca leiteira da raça Girolando perdida. A presença do animal no centro da cidade foi registrada em vídeo encaminhado à redação do Patos Hoje.

Mesmo em terreno diferente do que esse tipo de animal é acostumado, a vaca leiteira caminhava tranquilamente, sem se incomodar com a presença dos carros. Não foi possível precisar como o animal foi parar o centro de Patos de Minas, mas nesta época de pastos mais secos, os animais costumam andar mais em busca de comida.

Pecuaristas estimam um valor aproximado de R$ 3 mil para um animal como este da raça Girolando. A pecuária leiteira, que sofreu nos últimos anos por causa do baixo preço do leite e da alta no custo de produção, ainda tenta se recuperar. Os preços dos produtos lácteos foram reajustados para o consumidor e, somente agora, os pecuaristas passaram a ser melhor remunerados.

Patos de Minas tem a segunda maior bacia leiteira do país, perdendo apenas para a cidade de Castro no Paraná. O município abriga dezenas de fazendas especializadas na produção de leite e, em 2020, alcançou a marca de 195 milhões de litros de leite produzidos. Mesmo assim, encontrar uma vaca leiteira caminhado pelo centro da cidade não é nada comum.

A região de Patos de Minas ainda tem outros quatro municípios entre os 10 maiores produtos do país: Patrocínio aparece em 4º lugar, seguido de Coromandel (5º), Lagoa Formosa (7º), e Carmo do Paranaíba (10º).