O tanque com leite parou tombado na pista.

O acidente aconteceu no final da noite dessa quarta-feira (30) no KM 284 da BR 354, em Carmo do Paranaíba. O motorista teria tentado evitar uma colisão frontal, quando perdeu o controle e o tanque com leite acabou capotando. Apenas uma pequena parte da carga vazou. O condutor não se feriu.

O tombamento foi por volta das 23h20. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, após serem acionados, os policiais deslocaram e depararam com os veículos caminhão tanque VW/24.280 crm, cor branca, e reboque R/Jardinox TQ AP, cor preta, tombado. O caminhão/tanque não possuía danos, entretanto, tracionava o reboque e este estava tombado na pista, apresentando danos generalizados na lateral direita e no engate. O veículo obstruía totalmente a pista no sentido Carmo do Paranaíba a Rio Paranaíba, com prejuízo ao fluxo de trânsito.

Os policiais tiveram que fazer a sinalização e o controle do tráfego de veículos. O condutor, V.C.F., 47 anos, relatou que não sofreu nenhum ferimento. Ele informou que seguia sozinho, de Rio Paranaíba/MG para Carmo do Paranaíba/MG e que observou quando dois veículos ignorados tentaram realizar ultrapassagem. Contou ainda que, ao perceber que poderia ocorrer uma colisão frontal com tais veículos, foi obrigado a efetuar manobra brusca para a direita, evitando a iminente colisão, todavia perdeu o controle da direção porque o reboque R/Jardinox iniciou movimento de tombamento ao transitar pelo declive existente na faixa de domínio.

Ao realizar nova manobra na tentativa de retomar o controle, dessa vez para a esquerda, o reboque R/Jardinox, então, tombou e a combinação de veículos permaneceu na pista. O tanque transportava leite e uma pequena quantidade do líquido vazou na pista, não atingindo qualquer curso hídrico ou área de preservação ambiental.

O condutor V.C.F., devidamente habilitado, foi convidado a realizar o teste com o aparelho etilômetro e o resultado foi negativo (0,00) para o uso de álcool. Os veículos, com licenciamentos regulares, foram liberados no local. O motorista realizou os contatos necessários, buscando garantir a desobstrução da via pública e a substituição do reboque para transporte do leite, cujas atividades foram executadas mediante o imprescindível controle do fluxo de veículos.