O pintor Gustavo Alex de Souza foi surpreendido e ficou revoltado ao receber em casa uma multa de trânsito por conduzir veículo sem estar usando o cinto de segurança. De fato este equipamento é de uso obrigatório e constitui infração grave, mas para condutores de carros. Gustavo é motociclista.

A infração foi cometida no dia 24 de setembro de 2020, às 15h15. Gustavo disse que nesse horário estava trabalhando, apontando um equívoco na emissão da notificação. O que chama mais a atenção, no entanto,  é  a falha no sistema que permitiu a emissão de uma infração por falta de cinto de segurança para uma motocicleta. Como todos sabem, os veículos de duas rodas não possuem este dispositivo.

Conduzir veículo sem cinto de segurança constitui infração grave. O valor da multa é de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Gustavo vai recorrer, mas reclama que terá que perder tempo para corrigir um erro cometido pelo poder público. Além disso, a motocicleta em questão já foi vendida, o que tem gerado um desgaste desnecessário.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que este equívoco pode ter sido motivado por diferentes fatores, entre eles a clonagem de placa. “Em situações como esta, o condutor precisa entrar em contato com a Secretaria de Trânsito para que as providências cabíveis sejam tomadas. O contato e agendamento podem ser efetuados através do telefone 3822-9734 e pelo e-mail: transito@patosdeminas.mg.gov.br”, informou a nota encaminhada ao Patos Hoje.