Pelo menos seis pessoas podem ter morrido vítimas de Dengue em Patos de Minas. A informação é da coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Elizane Bicalho, que se mostrou muito preocupada com a situação. Mesmo com a chegada do período mais frio do ano, os casos continuam a ser notificados nas unidades de saúde.
Já são mais de 5 mil notificações de Dengue, na maior epidemia da doença já registrada em Patos de Minas. E esse número pode ser muito maior. Autoridades de saúde calculam que para cada caso notificado existem outros dois que não chegaram às unidades de saúde. O grau de letalidade da doença, no entanto, é o que tem causado mais preocupação.
Patos de Minas já tem uma morte confirmada por Dengue e outras cinco estão em investigação. Esses números levam em conta apenas até a semana passada. Existe suspeita de outros óbitos que ocorreram nesta semana e que ainda não foram notificados oficialmente pelos órgãos de saúde. Isso significa que no próximo balanço a ser divulgado na próxima semana, os números podem ser ainda maiores.
Outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é que a Dengue não tem escolhido classe social ou idade. Entre as mortes que estão sendo investigadas existem crianças, adultos e também idosos. Elizane Bicalho reforçou a importância da participação de cada um no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e de outras doenças como o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.
O Programa Municipal de Combate a Dengue continua com esforço máximo para combater o Mosquito. Além da utilização de inseticidas e da realização dos mutirões de limpeza, os agentes de endemias estão revisitando as casas e reencontrando focos do mosquito transmissor, o que mostra que muita gente não tido a preocupação necessária para conter o Aedes Aegypti.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]