O Patos Hoje mostrou a mortandade de peixes que está ocorrendo em Patos de Minas nas imediações do Rio Paranaíba. A enchente formou inúmeras lagoas, que ficaram cheias de peixes. Com o fim das chuvas, essas lagoas estão secando e milhares de peixes estão morrendo. Nos bairros Santa Terezinha e Santa Luzia, moradores estão se unindo para evitar que eles continuem morrendo.

Eles usam redes, peneiras e baldes para resgatar os peixes das pequenas lagoas. Eles são colocados em baldes e depois devolvidos ao Rio Paranaíba. “Nós precisávamos era de mais gente para ajudar a salvar esses peixes”, diz um dos voluntários ao soltar mais um balde cheio de peixes nas águas do Rio Paranaíba.

As lagoas que surgiram com a cheia do Rio Paranaíba ficaram repletas de peixes de vários tamanhos e espécies. São principalmente mandis, curimbas e dourados que estão sendo resgatados e levados de volta para o Rio Paranaíba. O trabalho acontece nos finais de tarde, depois que os moradores chegam do trabalho.

A boa ação, além de salvar milhares de peixes que iriam morrer depois que as lagoas secassem, também contribui com o meio ambiente e com a população ribeirinha, que terá mais peixes para se alimentarem no futuro.