Em outras anos,  nesta época de seca, o Córrego de Bonsucesso já estaria sem água e os moradores sendo obrigados a usar água de poço artesiano. Este ano,  no entanto, a situação é outra. Ações ambientais realizadas através do Programa Pro Nascentes e do Pró Mananciais começaram a apresentar os resultados e já reverteram a situação de crise hídrica.

Segundo o secretário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, imagens feitas por moradores nesse final de semana,  mostram o Córrego de Bonsucesso com um bom volume de água. Até uma cachoeira, que poderia estar seca nesta época ano de escassez hídrica, permanece bastante vistosa. Para os moradores, ter água em abundância é motivo de comemoração.

Segundo Ivanildo Alves, as ações de preservação ambiental são realizadas através da parceria de diversos órgãos, como a Prefeitura, Ministério Público de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, CODEMA, Colmeia, IEF, Emater, CIMA e a comunidade. O trabalho começou há cerca de dois anos e os resultados vão além do esperado.

Segundo Ivanildo, as primeiras ações do Pró Nascentes e do Pró Mananciais cercaram a parte de baixo do Córrego de Bonsucesso. Agora, através da Codevasf, estão sendo construídos 33 mil metros de cercamento de nascentes. A previsão é de que até o ano que vem outras nascentes existentes no município sejam protegidas.