O enorme terreno destinado para a praça ganhou vida com a decoração colorida feita pelos voluntários.

Os moradores do bairro Copacabana em Patos de Minas decidiram que não vão ficar de braços cruzados dependendo apenas do poder público. Desde que foi criada, a Associação de Moradores vem realizando ações para melhorar a vida da comunidade e o apoio dos moradores é maciço. Prova disso foi a Festa Julina realizada nesse sábado (16).

O enorme terreno destinado para a praça, que estava tomado pelo mato, ganhou vida com a decoração colorida feita pelos voluntários. Uma comissão foi formada e cada integrante ficou responsável por cuidar de um setor. Para envolver ainda mais os moradores, e para ter uma ideia da quantidade de pessoas que estariam presentes, os organizadores venderam comidas e bebidas com antecedência.

As semanas de trabalho deram um resultado muito além do esperado. Os moradores compareceram em peso. A criançada se divertiu a valer com muitas brincadeiras. Um cardápio variado com as delícias típicas das festas juninas foi uma das principais atrações, mas também teve música ao vivo, fogueira e um animado bingo com distribuição de brindes também doados por moradores.

A festança começou antes do sol se por e entrou pela noite. Teve fila para comprar comidas e bebidas e não sobrou nada. A Festa Julina do bairro Copacabana ainda abriu espaço para a Associação de Proteção Animal e Ambiental. Os voluntários da Aspaa venderam cachorro quente e arrecadaram fundos para cuidar dos animais abandonados.

Nem os mais otimistas dos organizadores esperavam um resultado tão positivo. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Copacabana, Itamar Fernandes, esta é a prova de que a comunidade pode fazer muito, mesmo sem ter um mandato. Novas ações deverão ser realizadas para arrecadar o volume de recursos necessários para urbanizar a praça e transformá-la em equipamento de integração dos moradores.

Autor: Maurício Rocha