Uma boiada invadiu as ruas do bairro Santa Terezinha na manhã desta quinta-feira (20). Pelo telefone celular, moradores fizeram vídeos dos animais caminhando pelas ruas e encaminharam para a redação do Patos Hoje. O Código de Posturas do Município proíbe a criação de animais de grande porte no perímetro urbano.

O flagrante foi no cruzamento da rua São Paulo com rua Prefeito Camundinho. Cerca de 20 anos aparecem caminhando, perdidos pelas ruas do bairro. Segundo os moradores não havia ninguém tomando conta da boiada. Eles acreditam que os animais tenham fugido de alguma propriedade rural.

A boiada seguiu pela rua Prefeito Camundinho em direção à rua Minas Gerais e depois virou de volta, saindo do perímetro urbano. Mesmo tomando conta da via, a movimentação nas ruas do bairro era pequena nesta manhã e não houve maiores transtornos.

De quem é a responsabilidade por danos causados por animais

Em sua coluna semanal no Patos Hoje, o advogado Brian Epstein Campos já esclareceu sobre a responsabilidade por danos causados por animais soltos. “A lei estabelece que o dono ou detentor do animal tem a responsabilidade de ressarcir os danos por este causados, independentemente da existência de culpa, a não ser que prove culpa exclusiva da vítima ou força maior”, explicou.

A previsão se aplica a quaisquer animais (cães, gatos, equinos, bovinos, etc.), desde que sejam objeto de propriedade. “É importante destacar que a culpa do dono se presume mesmo na hipótese de fuga, pois o seu dever é guardar e vigiar o animal para que ele não possa causar danos ao patrimônio ou à integridade física de outrem”, diz o artigo que pode ser conferido na íntegra aqui.