Moradores do bairro Alto da Serra em Patos de Minas estão assustados com a grande quantidade de escorpiões que têm aparecido em suas residências nos últimos dias. Sem saber o que fazer e com receio da ocorrência de acidentes, eles pedem providências ao poder público.

Tem morador fazendo coleção de escorpiões em vidros com álcool. Segundo eles, os animais peçonhentos surgem nos muros, nos quintais e dentro das casas. “É um caso sério. Toda semana a gente está encontrando escorpiões. Até na rua”, diz Izla Gonçalves, moradora da rua João Pereira Ramos no bairro Alto da Serra. Segundo ela, pelo menos seis escorpiões já foram encontrados em sua casa.

“E é de todo tamanho que gente está encontrando. É grande, é pequeno, é filhote. No quintal, andando, a gente encontra direto. Está difícil até para deixar o cachorro sair”, disse a moradora. O maior receio deles é que o escorpião amarelo é bastante venenoso e pode até levar uma pessoa mais vulnerável à morte.


“A gente está com muito medo. Não vamos ter um socorro breve, por que a gente não tem uma condução pra se deslocar. Da nossa casa até no pronto socorro é muito longe”, explica Izla, que cobra um apoio do poder público. Ela diz que mantêm o quintal sempre limpo e pede apoio do Centro de Controle de Zoonoses para descobrir de onde estão surgindo os escorpiões.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e recebeu a afirmação de que uma equipe do Centro de Controle de Zonooses vai fazer uma vistoria no local.

A Prefeitura recomenda aos moradores que estiverem com problema de escorpião para entrarem em contato com o Centro de Controle de Zoonoeses pelo telefone (34) 38229624 e solicitarem visita dos agentes na residência para orientações. O órgão ressalta que não utiliza inseticidas para controle de escorpiões pois não tem autorização de uso pelo Ministério da Saúde.