Os moradores do Bairro Abner Afonso, em Patos de Minas, estão passando por sérios problemas com a rede de esgoto. Eles relataram que a Copasa não oferece redes públicas de esgoto de forma regular e, por isso, estão tendo que “se virar”. Moradores relataram a construção de fossas e cisternas para jogar o esgoto. Procurada pelo Patos Hoje, a Companhia informou que enviará técnicos ao local ainda nesta sexta-feira (02).

Um dos moradores disse que, após demolir uma residência para construir uma nova, na Rua Francisco José Queiroz, percebeu que a rede de esgoto passava por debaixo de residências vizinhas, porque na rua da frente, como acontece em praticamente todos os imóveis da cidade, não há rede de esgoto.

Ele contou que procurou a Copasa e foi informado que realmente não há redes no local e a solução do problema seria mesmo fazer a rede passando pelos terrenos vizinhos. Isso também estaria acontecendo com outra residência da família, tendo ocorrido já ocorrido entupimento, e o recurso foi construir uma cisterna para jogar o esgoto.

De acordo com os moradores, o entupimento da rede é sistemático e que os moradores do fundo já não autorizam os vizinhos a fazer quebradeira nas casas para fazer desentupimento da rede. “Em duas residências já existem fossas, pois não conseguem mais resolver o problema de entupimento. Isso é irregular, porém não há outra solução”, disseram.

Eles cobraram uma solução para o problema já que pagam pela coleta e tratamento de esgoto de forma regular. O Patos Hoje entrou em contato com a Copasa, que informou que técnicos da empresa irão à rua Francisco José Queiroz nesta sexta-feira (02) para avaliar a situação. A Companhia também esclarece que, para o atendimento das solicitações, os moradores devem registrar as demandas em um dos canais de relacionamento: telefone 115, aplicativo Copasa Digital ou site www.copasa.com.br, gratuitamente, durante 24 horas por dia, informando o endereço completo.