Uma pequena represa, localizada na região conhecida como Vale do Amanhecer, próxima aos bairros Sorriso e Coração Eucarístico, em Patos de Minas, tem sofrido com o despejo irregular de esgoto em suas águas. O Patos Hoje teve acesso a vídeos gravados por um morador que mostram os resíduos caindo na represa, que já apresenta uma camada visível de poluição em sua superfície. A situação tem indignado a população que vive nos arredores. Os moradores pedem providências urgentes da Copasa.

As imagens, gravadas na tarde dessa terça-feira (12), retratam os resíduos saindo pela tampa de uma caixa da rede de esgoto e caindo diretamente na represa, sem qualquer tratamento. Uma camada de poluição de cor esverdeada cobre grande parte da água. De acordo com o morador que fala no vídeo, a Copasa já foi procurada para resolver o problema, mas os agentes teriam feito apenas uma limpeza rápida, que não solucionou a questão.

O despejo dos resíduos tem incomodado a população, também devido ao mau cheiro nas proximidades da represa. Outro problema é o fato de, segundo o morador, algumas crianças terem o costume de se banhar no local, o que, com a contaminação da água com o esgoto, poderia acarretar a proliferação de doenças. Além disso, eles temem que a poluição leve à mortandade dos peixes que vivem na represa.

Os vídeos foram encaminhados também ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA. Procurada pela reportagem do Patos Hoje, a Assessoria de Comunicação da Copasa informou que “ a desobstrução do Poço de Visita (PV) na rede de esgoto próximo ao bairro Sorriso, em Patos de Minas, foi realizada ontem (12/01). Na manhã desta quarta-feira (13), técnicos da Companhia retornaram ao local para avaliar, constatando que o sistema de esgotamento sanitário está em perfeito funcionamento. A Companhia orienta a população para que, tão logo identifiquem situações de vazamento de água ou esgoto, entrem em contato por meio de um dos canais de atendimento: Fale Conosco, no telefone "115", pela Agência Virtual disponível no site www.copasa.com.br ou por meio do aplicativo Copasa Digital, disponível gratuitamente na App Store e Play Store, informando o endereço completo, para verificação por técnicos da empresa.”