Moradores do bairro Jardim Itamaraty encaminharam vídeos à redação do Patos Hoje denunciando o derramamento de esgoto em uma área de pastagens. As imagens indicam que a rede coletora da Copasa está entupida. A sujeira escorre pela pastagem e tem causando grande poluição no local.

A grande quantidade de esgoto que está sendo despejada na vegetação chama a atenção. A sujeira escorre pelos trilhos existentes no local e vai parar nas águas do Córrego Limoeiro. Além da poluição de toda a área de pastagens, os moradores também reclamam do grande mau cheiro causado pelo esgoto.

A denúncia já chegou ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Ivanildo Alves, secretário do CODEMA, informou que enviou o caso para a Diretoria de Meio Ambiente, para que a Copasa seja notificada para resolver o problema. A Companhia já responde questionamentos junto ao Ministério Público sobre a poluição do Córrego Limoeiro.

Na época, a Companhia alegou que o derramamento de esgoto no Córrego era proveniente de ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial e o problema está sendo corrigido.

A assessoria de comunicação da Copasa informou que enviou  técnicos ao bairro Jardim Itamaraty, em Patos de Minas, para regularizar a situação. A previsão é de que o serviço seja concluído ainda na manhã desta sexta-feira (09/07).

A Companhia esclarece que o extravasamento de esgoto foi ocasionado pelo entupimento da tubulação, decorrente do mau uso. A empresa reforça a importância de utilizar corretamente as redes coletoras, não jogando objetos sólidos, óleo ou fazendo ligações das galerias pluviais nas redes de esgoto.

A Copasa destaca que demandas referentes aos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário devem ser informadas pelos canais de relacionamento da empresa: site www.copasa.com.br/ "Fale Conosco"; pelo aplicativo Copasa Digital e, ainda, pela central de atendimento telefônico no número 115, gratuitamente, 24 horas por dia. Assim, técnicos da Companhia podem avaliar a situação e tomar as providências necessárias.