Moradores do bairro Sorriso, em Patos de Minas, estão revoltados com as constantes queimadas que tem ocorrido no local. Pela forma como os incêndios têm ocorrido, em vários lotes ao mesmo tempo, eles suspeitam que essas queimadas estão sendo provocadas de forma criminosa.

Os moradores alegam que, de alguns dias para cá, estão tendo que conviver quase que diariamente com as queimadas em lotes vagos, algumas menores, outras de grande porte, como a que ocorreu nesse domingo (16), onde vários terrenos foram queimados. Eles reclamam dos transtornos causados pelo fogo.

Além dos danos ao meio ambiente, como a poluição do ar e a morte de pequenos animais, as queimadas também causam muita sujeira. A fuligem se espalha com o vento e vai parar dentro das casas. “A gente tem que fechar a casa toda e dependendo do tamanho das labaredas a gente tem receio do fogo espalhar e atingir a rede elétrica”, diz o morador.

A Prefeitura de Patos de Minas tem notificado os proprietários de lotes vagos para que mantenham seus imóveis limpos, evitando incomodo aos vizinhos. Além disso, existe lei que proíbe a prática de queimadas.

Quem for flagrado praticando queimadas terá que responder por crime ambiental, podendo ser condenado a uma pena de um a quatro anos de detenção, além do pagamento de multa. Se o crime for culposa, ou seja, sem intenção, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.