Ambientalistas e autoridades do município realizaram a soltaram de peixes no córrego do Bauzinho em Pindaíbas, afluente do rio Paranaíba e no córrego do Arroz emissário do rio Areado que é afluente do rio São Francisco. A ação de repovoamento dos mananciais, no entanto, não foi suficiente para conscientizar a todos.

Moradores de Areado denunciaram a captura de peixes poucas horas após a realização do peixamento. Com uso de redes, algumas pessoas teriam se deslocado até o local chamado de Poção Azul, no Córrego Bauzinho, e capturaram muitos peixes. Mesmo sendo muito pequenos, os peixes foram usados para consumo.

Nascimento dos Reis Xel recebeu a denúncia da captura dos peixes e comunicou o caso à Polícia Militar de Meio Ambiente. Ele pediu uma maior fiscalização no local nos próximos dias para evitar que os alevinos continuem sendo capturados por vândalos.

Cerca de 15 mil peixes das espécies matrinxãs e curimatã-pacu doados pela Codevasf foram soltos no córrego do Bauzinho em Pindaíbas e no Córrego do Arroz em Areado. O objetivo é repovoar as espécies nativas de peixes nas bacias hidrográficas do rio Paranaíba e do rio São Francisco. Mas para isso, a população deve colaborar. O apelo é para que os moradores preservem esses locais e continuem denunciando crimes como o que ocorreu nesta noite.