Moradores do Bairro Laranjeiras e das imediações da Lagoa Grande em Patos de Minas vêm enfrentando diversos transtornos causados por cães abandonados. Os animais têm atacado ciclistas e pedestres, causado sujeira e até espalhado carrapatos na vizinhança. Destacando que não querem o mal dos animais, eles cobram providências do poder público.

Fabiano Santos Amorim, morador da Rua Barão do Rio Branco, bem próximo da Lagoa Grande, relatou que vem sofrendo com os animais abandonados que ficam soltos no local. Ele disse que são cerca de 8 animais. “São muitos cães”, destacou. Segundo Fabiano, quando transita com sua bicicleta pela orla da lagoa frequentemente vem um animal atacá-lo.

De acordo com o morador, pessoas da região têm alimentado os cães por isso eles permanecem no local. “Acontece que os cães estão atacando as pessoas. Não é só eu. Já vi várias pessoas que fazem caminhada na lagoa sendo atacadas pelos animais. Eles sempre correm atrás de pedestres e ciclistas”, contou pedindo providências.

E não é só aí. O Patos Hoje também recebeu reclamações de moradores do Bairro Laranjeiras. Vários animais estão permanecendo em frente a um prédio na Rua Antônio Severo com a Rua José Felipe de Melo. Os cães estariam atacando moradores, rasgando os sacos de lixo provocando muita sujeira e também espalhando carrapatos.

Preferindo não se identificar, um morador disse que tem uma filha e tem medo de que ela seja atacada pelos cães ou peque alguma doença transmitida pelos carrapatos. “A situação está complicada. Moradores estão alimentando e colocando colchões para eles dormirem. Já ligamos na ASPAA, mas nenhuma medida foi tomada”, contou.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e recebeu os seguintes posicionamentos:

“Sobre ataques de cães na orla da Lagoa Grande, o Centro de Controle de Zoonoses- CCZ- não recebeu nenhuma notificação recente. Em oportunidades anteriores, a equipe já esteve no local e não recolheu nenhum animal por não terem sido identificados como agressores. Caso o veterinário não ateste essa condição ao avaliar o cão, o município não o recolhe. Nova avaliação pode ser feita na Lagoa Grande por profissionais da Zoonoses, mas é importante que os moradores que presenciam os ataques repassem ao órgão características físicas desses animais, para que possam ser localizados e identificados no momento da visita. O envio de fotografias ou vídeos auxilia bastante nesse processo. O contato com o CCZ pode ser pelo telefone 3822-9624 ou pelo APP Conecta Patos.”

“Sobre o Laranjeiras, não há demanda pendente no CCZ referente ao bairro e não há nenhum registro formal de solicitação recente para controle de carrapatos. Se de fato os profissionais constatarem infestação de carrapatos, a equipe aplica inseticidas. O animal estando saudável, não é recolhido. A orientação é que os moradores formalizem a demanda pelo telefone 3822-9624 ou pelo APP Conecta Patos.”

A Assessoria ressaltou que, em ambos os casos, é importante ressaltar que a nova política de manejo animal não preconiza o recolhimento de animais para canis.