A cobrança por solução de problemas relacionados a esgoto em Patos de Minas vem sendo frequente. É esgoto sendo lançado diretamente no Rio Paranaíba ou redes que não suportam a quantidade e ejetam o esgoto na superfície. Fato é que os moradores cobram soluções para estes problemas há algum tempo e parece que muito pouco tem sido feito.

Dessa vez, uma moradora do Bairro Guanabara entrou em contato com o Patos Hoje nesse fim de semana e relatou o problema que está acontecendo no final da Rua João Lourenço de Lima, nas imediações da entrada do Bairro Laranjeiras. Ela disse que o esgoto vem correndo há alguns dias direto para o Córrego que existe no local.

Segundo ela, já entrou em contato com a Copasa e possui os protocolos dos dias 20/01 (20220120757837), 21/01 (20220121097482), 28/01 (20220128797879) e 04/02 (20220104877727). No entanto, os profissionais vão até o local, analisam a situação e nenhuma solução é tomada. “Eles já sabem que a queda da rede ficou errada e que a manilha é estreita. No entanto, nenhuma providência tomam para solucionar a questão”, cobrou indignada.

O esgoto está causando muito transtorno para os moradores. “É muito mau cheiro... baratas e mosquitos têm sido atraídos para os imóveis e é inegável a contaminação do córrego e do solo”, destacou. De acordo com a moradora, o problema já acontece há dois meses. “Está impossível suportar o mau cheiro. Está fazendo a gente passar mal”, concluiu.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Copasa e recebeu o seguinte posicionamento:

"A Copasa informou que, dada a complexidade do caso, a situação da rua João Lourenço de Lima, bairro Guanabara, em Patos de Minas, será corrigida até terça-feira (08/02). Técnicos da companhia estiveram no referido endereço nesta segunda-feira (07/02) e constataram que o extravasamento é decorrente do entupimento da rede coletora em função do lançamento clandestino de água da chuva nas redes de esgoto. A Copasa reforça a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não jogando objetos sólidos, óleo ou fazendo ligações das galerias pluviais nas redes de esgoto.

A empresa esclarece que o mesmo problema no local foi registrado e corrigido em 20/01. Após essa data, nenhuma reclamação a respeito do caso foi informada à companhia. A Copasa considera fundamental manter o diálogo aberto com seus clientes, por isso, oferece quatro meios diretos de relacionamento com os consumidores, garantindo não só o registro de reclamações, dúvidas e solicitações de serviços, mas a rápida solução dos problemas.

Assim que a ocorrência é registrada no sistema, equipes são encaminhadas para o local informado e, após vistoria, se for constatada a responsabilidade da companhia, o problema é rapidamente corrigido. O atendimento da empresa funciona 24 horas por dia e pode ser acionado de forma gratuita pelos seguintes canais: Telefones 115 ou 0800 0300 115; Aplicativo Copasa Digital; Site www.copasa.com.br; e WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h."