As queimadas em Patos de Minas têm se multiplicado nos últimos dias. Com o tempo seco e o mato tomando conta de lotes vagos, muitos proprietários têm usado o fogo para fazer a limpeza dos terrenos. No Bairro Laranjeiras, moradores relatam adoecimento, sujeira e transtornos de diversos tipos. Eles cobram providências das autoridades e consciência de quem provoca as queimadas que têm prejudicado tanto a sociedade.

O psicólogo Alan Valadares entrou em contato com o Patos Hoje neste domingo (28) e relatou todo o problema. Ele explicou que é morador do Laranjeiras há 1 ano e desde que se mudou para o bairro percebeu uma prática recorrente por parte de moradores e talvez de proprietários de lotes. “Durante todo o ano por aqui nós temos que passar por esse incômodo das queimadas, nós lavamos as roupas, colocamos no varal, saímos de casa e quando chegamos está tudo com cheiro de fumaça e fuligem”, protestou.

Ele disse que é algo muito difícil de denunciar, pois os que fazem isso têm um modus operandi no qual eles batem herbicidas nos lotes, deixam o mato secar e muitas das vezes fazem as queimadas de madrugada quando a gente está dormindo para não serem identificados. “Nunca vemos quem foi, acordamos com o cheiro de fumaça, temos que dormir com as janelas fechadas mesmo no calor”, reclamou.

Segundo ele, não dá para dormir com um ar poluído desse. “Já morei em Coromandel, Patrocínio e Serra do Salitre nunca vi tantas queimadas urbanas como aqui em Patos de Minas. Com a baixa umidade do ar, tudo fica mais complicado agravando problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos”, destacou todo o dano provocado pelas queimadas.

Ele pediu que as pessoas denunciem caso flagrem tal situação aos órgãos competentes para se dar um basta nisso. “Chega desse desrespeito com a população de bem e com o meio ambiente”, concluiu fazendo um desabafo que é praticamente de todos os moradores, já que as queimadas realmente causam o adoecimento das pessoas e danos ao meio ambiente, isso sem falar da sujeira causada pela fuligem e fumaça.