Um morador atendido pela Unidade de Saúde da Família do Bairro Guanabara, em Patos de Minas, tem reclamado da falta de médicos no posto. Ele alega que o médico titular da unidade está afastado há um mês e que, desde então, têm enfrentado dificuldades no atendimento.

Trata-se de Anísio Eduardo, de 52 anos. Ele mostra os exames que fez ainda no dia 17 de junho, os quais ainda não conseguiu entregar ao médico. Sem assistência, Anísio procurou o posto de saúde. Segundo ele, as atendentes afirmaram que um novo profissional foi convocado para atender apenas situações de emergência. Os demais serviços, porém, devem continuar desamparados.

O paciente reclama da falta de informações acerca do retorno do médico e cobra um posicionamento da Prefeitura e da Secretaria de Saúde. Ele também afirma que não é o único morador que passa pelo mesmo problema.

O Patos Hoje entrou em contato com a USF. A enfermeira responsável pela unidade afirmou que o médico titular está de atestado há duas semanas. O prazo da licença, a princípio, é de 30 dias. Além disso, a outra médica que atua no local tirou férias no início desta semana e também deve ficar fora por um mês.

Com isso, a unidade está fazendo apenas o acolhimento dos pacientes. Ela explica que as consultas eletivas, como a amostragem de exames, serão retomadas com o retorno dos médicos titulares.

A Prefeitura informou que já está sendo providenciada a contratação de um médico para atender às demandas da unidade de saúde.