A redação do Patos Hoje recebeu a visita do morador da zona rural de Patos de Minas, Nascimento dos Reis, mais conhecido como Xel, na tarde dessa segunda-feira (07). De acordo com ele, alguns mata-burros têm tirado o sono dos moradores da Região do Buracão por terem sido construídos de forma irregular. Ele pede para que a Prefeitura Municipal tome uma providência urgente para evitar acidentes mais graves no local.

De acordo com o morador, houve uma mudança na lei sancionada em 2011 pela então prefeita da época Béia Savassi. A lei de número 6.409 de 2011 estabelecia que os mata-burros fossem feitos com barras fixadas "horizontalmente". Entretanto, essa lei foi revogada no ano de 2018 pelo prefeito José Eustáquio. A nova lei, de número 7.663, vigente até os dias de hoje, estabelece que as barras sejam fixadas "verticalmente" com largura suficiente para a passagem de ciclo veículos.

Segundo Xel, em entrevista ao Patos Hoje, a reivindicação dos moradores é para eu os mata-burros voltem a ser feitos de forma horizontal e volte a atender a lei de número 6.409 de 2011. Xel contou que já foram registrados vários acidentes em razão da forma com que os mata-burros foram construídos. “Nós temos materiais suficientes para entrar na justiça contra o município pois não dá mais para ficar nessa situação”, disse ele.

Ainda segundo o morador, eles procuraram os vereadores para discutir a situação, mas não foram atendidos de forma adequada. “Nós chegamos a procurar o poder legislativo, mas notamos uma certa frieza por parte deles em relação à nossa demanda” relatou Xel. Ele também reclamou da falta de presença do por público na zona rural. Segundo Xel, os políticos só aparecem em épocas de eleição e depois desaparecem.

Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que enviou as seguintes informações:

"O referido mata-burro na estrada do Buracão, distrito de Pindaíbas, não foi construído pela Prefeitura de Patos de Minas, e sim por fazendeiros da região. A Secretaria de Obras Públicas busca mais informações de quem o executou, para realizar a devida correção.

Conforme a Lei Municipal 7.633, de 2018, os mata-burros nas vias rurais podem ser construídos com as barras na vertical, mas há espaçamento fixado entre elas, o que não foi observado nesse caso."