Um morador flagrou mais um despejo de esgoto nas águas do Rio Paranaíba na manhã desta quarta-feira (24) em Patos de Minas. Em um vídeo publicado pelo morador, ele mostra os jatos de esgoto sendo jogados no rio. O vídeo foi feito aos fundos do bairro Padre Eustáquio.

Mais uma vez a população sofre com o descaso da Companhia de Saneamento Básico em relação ao Rio Paranaíba. Um morador gravou um vídeo aos fundos do bairro Padre Eustáquio que mostra como está a situação. Ele cobra explicações da Copasa e diz que “a população não se esqueceu dela”.

O vídeo foi encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CODEMA. Recentemente, o Prefeito Luís Eduardo Falcão esteve no rio para um mutirão de limpeza e flagrou o descarte do esgoto nas águas. Na época ele prometeu providências. A Câmara Municipal deve ainda finalizar a CPI que investiga as ações da companhia na cidade no mês de dezembro.

Em nota encaminhada à redação do Patos Hoje, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o problema já foi resolvido.

“A Copasa informa que a situação da elevatória do bairro Padre Eustáquio, em Patos de Minas, foi regularizada ainda na quarta-feira (24/11), pelas equipes da Companhia.

O extravasamento do esgoto foi ocasionado pelo comprometimento no funcionamento de uma das unidades que bombeiam os efluentes para a Estação de Tratamento (ETE), decorrente de um problema eletromecânico causado por falta de energia elétrica no local.

A fim de evitar esses e outros problemas, a empresa está em processo de licitação da automação do sistema de esgotamento sanitário do município. As novas tecnologias permitirão que técnicos da Copasa tenham conhecimento dos problemas eletromecânicos em tempo real, e assim, atuem com maior agilidade na correção de falhas, com intuito de evitar extravasamentos de esgoto. A estimativa é que o recurso seja implantado em 2022.

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de toda a sociedade. A Companhia trabalha diariamente para atender a população, mas em qualquer cidade, problemas podem ocorrer, por isso, a empresa pede a colaboração dos moradores, para que acionem a Copasa imediatamente ao perceberem qualquer irregularidade.

A Copasa reforça que, para maior agilidade no atendimento aos serviços, os clientes devem registrar o endereço completo das ocorrências relacionadas ao abastecimento, esgotamento ou tarifação nos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital ou telefone 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000; que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h”.