Na tarde dessa quinta-feira (16), secretários municipais de saúde explicaram como será o processo.

O Ministério das Cidades marcou para o dia 22 de setembro a entrega das casas do Minha Casa, Minha Vida em Patos de Minas. São 845 residências construídas nos residenciais Quebec I e Quebec II no bairro Coração Eucarístico. Na tarde dessa quinta-feira (16), secretários municipais de saúde explicaram como será o processo de ocupação das moradias.

Segundo a administração municipal, algumas adequações estão sendo feitas para receber os novos moradores. O bairro está recebendo sinalização de trânsito, redutores de velocidade e identificação das vias. O serviço de limpeza urbana será ampliado e a linha de ônibus coletivo do Coração Eucarístico será estendida.

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento social, Kelson Clemente, será criada uma equipe para atender as famílias no Centro de Referência e Assistência Social. O Projeto Craques do Futuro terá vaga para atender 300 crianças. Também serão abertas alternativas nas áreas de educação e saúde.

Segundo o secretário de educação, Frederico Machado, o galpão onde funciona a sede da construtora será adequado para abrigar um Centro de Educação Infantil para crianças menores de 3 anos. Os estudantes maiores de 4 anos deverão ser transferidos para escolas localizadas nos bairros vizinhos. Os estudantes que utilizam o transporte escolar deverão ir até a empresa para fazer a atualização de endereço e continuar recebendo o passe livre.

Na área da saúde, uma nova equipe de saúde da família está sendo criada para atender as famílias do Quebec I e II. Entretanto, os moradores terão que se deslocar até o bairro Nossa Senhora de Fátima. Segundo o secretário municipal de saúde, Willian Nunes, uma nova unidade de saúde já está sendo construída no bairro Sorriso. Quem tiver dúvida entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3822 9619.

O Governo Federal investiu mais de R$ 50 milhões na construção das 845 moradias do Quebec I e II. As obras tiveram início há cerca de 2 anos e as famílias beneficiadas estavam angustiadas. A dona Emília Alves não conteve as lágrimas ao saber que receberia as chaves da tão sonhada casa no dia 22 de setembro. Ela mora em Patos de Minas há seis anos e nunca teve um lugar para morar com os filhos.

Autor: Maurício Rocha