Ainda inabitado, o empreendimento imobiliário de ampliação do bairro Jardim Itamarati, em Patos de Minas, tem se transformado em um grande depósito de lixo. Moradores vizinhos entraram em contato com a redação do Patos Hoje denunciando o problema. Eles estão preocupados com a situação.
Em dos pontos de descarte, além da grande quantidade de lixo e entulho, é possível encontrar diversas ossadas de animais. Mais do que a sujeira, o local está tomado pelo mau cheiro. E olha que a situação já foi pior. Segundo os moradores vizinhos, a montanha de lixo não está maior porque está sendo queimada.
A grande preocupação, no entanto, é com a saúde dos moradores. Um pouco mais acima, na mesma rua do loteamento, é possível encontrar uma montanha de pneus velhos. São dezenas deles, de vários tamanhos e modelos e todos cheios de água, podendo ser transformados em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, chikungunya e Zika.
Patos de Minas viveu neste ano de 2024 a maior epidemia de dengue da história. Milhares de pessoas foram picadas pelo mosquito Aedes Aegypti e lotaram os hospitais da cidade. A Prefeitura teve que abrir um Centro de Atendimento exclusivo para pacientes com Dengue para aliviar o sistema de saúde.
A pessoa que for flagrada despejando lixo, entulho ou pneus em terrenos baldios pode responder por crime ambiental.