O monitoramento feito pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (13) mostra que o nível do Rio Paranaíba se manteve mesmo com a estiagem das últimas horas. No entanto, foi verificado que há uma tendência de queda para as próximas horas.

As imagens feitas das 10h00 às 12h00 desta quinta continuam impactantes. Grandes áreas continuam tomadas pela água do Rio Paranaíba e Córrego do Monjolo, como é o caso da região do bairro Jardim Paulistano e Vila Rosa.

Casas, comércios e empresas se mantiveram invadidos pela água. O nível de água na Ponte do Arco continua atingindo a parte superior da mureta de proteção. As imagens mostram que grandes áreas foram tomadas pela água, sendo de pastagem ou de vias urbanas.

Os bairros mais afetados foram Jardim Paulistano, Vila Rosa, Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, São José Operário e Copacabana. Agora, a única diferença é que, em muitas partes, a água parece ter ficado mais pastosa.

O Corpo de Bombeiros salientou que choveu em Patos de Minas e na região e que, a depender das nuvens carregadas, pode chover ainda mais e o nível do Rio Paranaíba se manter. Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, o nível do Rio Paranaíba está a mais de 12 metros além do normal.