As comemorações do aniversário de 59 anos do Esporte Clube Mamoré começaram cedo com uma missa em ação de graças. Logo em seguida os torcedores foram para a área de 67 mil metros quadrados, adquirida pelo clube, visitar a construção do Novo Estádio. O gramado, que já está pronto, foi inaugurado. O Estádio terá capacidade para 10 mil torcedores sentados e uma estrutura para abrigar os jogadores, imprensa e autoridades. O projeto está na fase de construção das arquibancadas e é motivo de orgulho para os torcedores. Desde 2005 o Esporte Clube enfrenta uma crise financeira que obrigou a diretoria a vender o antigo estádio para a construção de um hipermercado e um shopping. A apresentação do novo estádio aos torcedores serve principalmente para apagar as desconfianças e mostrar que o futuro esmeraldino parece promissor, apesar de não haver data ainda para a conclusão do projeto.
Historia
Na década de 40, a rua Cesário Alvim, em Patos de Minas, era apenas um alagado, um local vulgarmente denominado de “brejo”. Era utilizado pelos atiradores do Tiro de Guerra para atividades militares e desportivas.
No entanto, um dos instrutores do Tiro de Guerra, o sargento Marcelino Brandão, enxergou no local mais do que um brejo. E com o apoio do também sargento Andrade, idealizou naquele espaço a criação do Esporte Clube Mamoré.
A fundação se concretizou em 13/06/1949, dia consagrado ao padroeiro da cidade de Patos de Minas, o mártir Santo Antônio. Nascia assim uma paixão, um celeiro de valores e uma referência no esporte para a cidade. O nome é uma referência ao “Rio Mamoré”, um dos afluentes do rio Amazonas.
A história do clube é repleta de lutas e conquistas, desde o futebol amador ao profissional, até as disputas locais ou contra grandes clubes nacionais em jogos do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão e na Copa Sul Minas.

Imagens: Site Oficial do Mamoré.