As micro e pequenas empresas de Minas Gerais registraram, em setembro, um saldo de empregos de 20.305 novos postos de trabalho, o que representa 73% do saldo total para o estado. Os números fazem parte de um levantamento realizado pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O saldo de setembro é 15% menor em relação a agosto e 23% menor quando comparado a setembro do ano passado. O levantamento também aponta que o saldo geral de vagas nas MPE mineiras em setembro foi o segundo maior do país, ficando atrás de São Paulo (43.421 vagas). Belo Horizonte registrou o melhor saldo de empregos em Minas Gerais: 4.599 vagas, e Betim obteve o pior resultado (-403).

Saldo positivo em Patos de Minas

Patos de Minas mais uma vez teve saldo positivo na geração de empregos. Foram 188 noivas vagas no mês de setembro, resultado de 2.739 admissões contra 2.551 demissões. Todos os setores tiveram saldo positivo, com exceção da agricultura que perdeu 30 postos de trabalho. Com o resultado de setembro, Patos de Minas alcança um estoque de 46.881 pessoas com emprego formal.

Sazonalidade e boas expectativas

Para o analista do Sebrae Minas André Costa, “apesar de os números da economia virem registrando uma leve recuperação nos últimos meses, o saldo negativo de setembro em relação a agosto pode ter sido puxado pelo setor da agropecuária, que neste momento apresenta sazonalidade, principalmente nas atividades ligadas ao cultivo de café. O setor foi o único com saldo negativo de emprego nas MPE no mês de setembro”.

Costa indica que o mercado pode e deve reagir de forma positiva. “Há uma expectativa de melhora nos números para os próximos meses, já que se aproximam as datas comemorativas de final de ano. É um período em que o consumo aumenta e, como consequência, as MPE investem mais e contratam mais, também. Em novembro já devemos sentir alguma reação, com o início da Copa do Mundo e também a Black Friday”, explica.

Serviços

O setor de serviços foi o que gerou maior saldo de empregos dentre as MPE de Minas Gerais (8.966) em setembro. A agropecuária foi o setor de pior saldo (-356). As três atividades CNAE com o melhor saldo de vagas no estado foram: Serviços de engenharia (881), Restaurantes e similares (705) e Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (677).

As ocupações com melhor saldo de empregos naquele mês foram: Servente de Obras (1.664), Vendedor do Comércio Varejista (1.639) e Auxiliar de Escritório (1.045). A maioria das vagas nas MPE mineiras foi ocupada por homens, na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo.