Os rins, as córneas e o fígado seguiram na unidade especial do MG Transplante para a cidade de Uberlândia
Patos de Minas vai fechar 2012 como o melhor resultado do Estado em número de doação de órgãos. Neste sábado (29), a equipe do MG Transplante passou a manhã realizando mais uma coleta de múltiplos órgãos. O que é raro em outras regiões está se transformando rotina nos hospitais patenses. Foram três só esta semana.

De acordo com o médico coordenador do MG Transplante, Thompson Palma, com 14 doações de múltiplos órgãos, Patos de Minas ultrapassou a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes. O índice é muito maior do que o segundo colocado que foi Montes Claros com índice de 6,4 doações por 100 mil habitantes. Belo Horizonte teve média de 5,7 doações por 100 mil habitantes e Uberlândia ficou com apenas 2,6 doações por 100 mil habitantes.

O recorde no número de doações de múltiplos órgãos em Patos de Minas foi alcançado esta semana com três doações seguidas. Na quinta-feira (27) os médicos do MG transplante coletaram rins, córneas e fígado de um jovem de 18 anos que morreu vítima de acidente. Na sexta-feira (28), a coleta de órgãos foi de um servidor público de 49 anos que deu entrada no Hospital Regional com traumatismo craniano e teve a morte cerebral diagnosticada.

Na manhã deste sábado (29), os médicos do MG Transplante voltaram a Patos de Minas para coletar córneas, rins e fígado de um jovem de 25 anos. Alan Pereira de Souza sofreu um acidente de moto na rua Major Gote, fraturou as penas e teve complicações em decorrência de uma embolia. Após a constatação da morte cerebral, os familiares decidiram doar os órgãos.

Os rins, as córneas e o fígado seguiram na unidade especial do MG Transplante para a cidade de Uberlândia e lá seguem para outras partes do país para salvar as vidas de cinco pacientes que aguardam na fila. O destino do fígado é a cidade de São Paulo. A paciente já está aguardando para fazer a cirurgia.

O coordenador do MG Transplante , Tompson Palma, voltou a ressaltar a importância da criação de uma unidade do órgão em Patos de Minas. Ele ressaltou a importância da realização dos transplantes aqui mesmo.

Autor: Maurício Rocha