Rins, córneas e o fígado vão ajudar a salvar a vida de cinco pessoas que aguardam na fila por um transplante de órgão.
Patos de Minas terminou o ano de 2012 com o maior índice do Estado de Minas Gerais em doação de órgãos e 2013 começou muito bem. O ano mal começou e os técnicos do MG Transplante já fizeram a primeira coleta de múltiplos órgãos. A operação aconteceu na manhã desta sexta-feira (11) no Hospital Regional Antônio Dias.

Os dois rins, as duas córneas e o fígado retirados pelo MG Transplante pertencem a um homem de 56 anos que se envolveu em um acidente de motocicleta no dia 03 de Janeiro. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional com ferimentos graves. Nessa quinta-feira (10), os médicos constataram a morte cerebral.

Sem mais chances de cura, os técnicos do MG Transplante entraram em contato com a família que, mesmo diante da dor da perda, decidiram doar os órgãos. Rins, córneas e o fígado vão ajudar a salvar a vida de cinco pessoas que aguardam na fila por um transplante de órgão.

O médico Thomson Palma, coordenador regional do MG Transplante, ressaltou a importância do gesto da família do doador e ressaltou a consciência que os patenses alcançaram em relação aos benefícios da doação de órgãos. Em 2012 o município alcançou a marca de 9,4 doações para cada grupo de 100 mil habitantes, o maior índice do Estado.

O coordenador do MG Transplante voltou a ressaltar a necessidade de Patos de Minas começar a realizar transplantes de córneas, rins e coração por exemplo. Ele disse que as negociações para implantar o serviço de transplantes na cidade começaram no ano passado e deverão ser concluídas este ano.

Autor: Maurício Rocha