Nessa terça-feira (21), no Salão do Júri do UNIPAM, o 12º BBM participou da oficialização da Campanha Patos de Minas mais Resiliente 2030 e da posse dos membros do Comitê da Cidade Resiliente pelo Prefeito Municipal Luís Eduardo Falcão Ferreira. No contexto desta Campanha, ainda foi apresentado o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2021/2022 para o período de enfrentamento do período chuvoso. Veja o decreto com todos os membros que foram empossados.

De acordo com a Ascom do 12º BPM, tais ações do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil concentram-se nas estratégias que ampliem a capacidade das cidades de planejar, preparar, mitigar, responder, recuperar-se, adaptar-se e crescer após desastres, bem como o atendimento e resposta a desastres no município de Patos de Minas e região, conforme os parâmetros nacionais e internacionais para redução do risco de desastres da ONU.

De acordo com a doutrina mencionada, os membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil foram nomeados, após chamamento, através de Portaria pelo chefe do Poder Executivo Municipal.

Dentre outras atribuições deste comitê cabe auxiliar nas decisões dos órgãos que compõem o sistema municipal de proteção e defesa civil para reduzir os riscos de desastres, provocados principalmente pelas mudanças extremas do clima, bem como possibilitar a gestão consciente e inteligente dos riscos de desastres. O Tenente Fernandes destacou a importância dos membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.


O Corpo de Bombeiros Militar vem contribuindo para a consecução, em diversos municípios de Minas Gerais, dos dez objetivos essenciais estabelecidos pelas Nações Unidas para construção de cidades resilientes, inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Neste sentido, o 12º BBM tem se colocado como parceiro do Executivo Municipal, especialmente para o desenvolvimento da Campanha Patos de Minas mais Resiliente até o ano de 2030, a fim de tornar a cidade de Patos de Minas modelo em conformidade com os padrões internacionais das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres e para o desenvolvimento sustentável.

O Prefeito Municipal Luís Eduardo Falcão destacou a questão dos alagamentos em Patos de Minas. Ele informou que um estudo completo sobre a Avenida Fátima Porto está sendo concluído para que se resolva o problema dos alagamentos recorrentes na avenida. Ele explicou que no próximo ano será iniciada a obra que vai terminar a canalização do Córrego do Monjolo até a avenida Jk. Ele também observou que na Rua São Geraldo também há intenção de se fazer um trabalho para solucionar os problemas da via.