Os médicos cubanos foram recebidos com entusiasmo no gabinete do prefeito Pedro Lucas.
O Programa Mais Médicos do Governo Federal vai reforçar o atendimento em unidades básicas de saúde de Patos de Minas. Quatro médicos cubanos chegaram à cidade no início da noite dessa terça-feira (23) e já estão prontos para começar a trabalhar. Eles foram recebidos com entusiasmo no gabinete do prefeito Pedro Lucas.

Jaime Bell Garcia, Kátia Clara Sintra Tornez, Alfonso Reis Gonzalez e Osires Herrera Lopez passaram por um treinamento de um mês no Espírito Santo antes de serem designados para suas funções. O curso oferecido pelo Governo Federal é basicamente uma adaptação à língua e eles demonstraram desenvoltura. Apesar da dificuldade para pronunciar algumas palavras, os médicos entendem perfeitamente o português.

Osires Herrera é o mais jovem dos quatro médicos cubanos. Ele formou em 2010, mas já exerceu a profissão em Cuba e na Bolívia e disse que não terá dificuldades para atender os brasileiros. Ele disse que na teoria o Sistema de Saúde oferecido no Brasil é semelhante ao de seu país de origem. O médico Jaime Bell disse que não vê a hora de começar a trabalhar.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, os quatro médicos cubanos vão atuar em Programas de Saúde da Família instalados nas unidades de saúde do bairro Jardim Panorâmico, CAIC, Guanabara e André Luiz. No futuro eles serão designados para atenderem os pacientes da Zona Rural.

O prefeito Pedro Lucas pediu a colaboração dos pacientes e dos profissionais que vão trabalhar ao lado dos médicos cubanos. Preocupado com a adaptação deles à língua portuguesa, o chefe do executivo pediu que os patenses apoiem a vinda desses médicos para Patos de Minas. Pedro também cobrou dos médicos pontualidade e carinho com os pacientes.

A médica Kátia Sintra Tornez disse que vai fazer todo esforço necessário para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Eles também ficaram entusiasmados com a recepção e demonstraram bastante simpatia. O médico Alfonso Reis, o mais experiente dos quatro, elogiou o programa Mais Médicos, disse que adora futebol e não titubeou ao responder para quem irá torcer na Copa do Mundo “ Brasil, Brasil Brasil”, concluiu.

A chegada dos quatro médicos cubanos é um alívio para o sistema público de saúde que não tem conseguido contratar profissionais e para o professor Lívio Soares que publicou um artigo em seu blog no Patos Hoje criticando a truculência com que muitos médicos tem atendido seus pacientes em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha