O Projeto da Fundação Educacional de Patos de Minas para transformar o Unipam em uma Universidade Federal recebeu um balde de água fria. A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, durante reunião com lideranças da região, informou que não há possibilidade de criação de nenhuma outra Universidade Federal em Minas Gerais nos próximos anos.

Participaram da audiência com a titular da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Dra. Maria Paula Dallari Bucci, o presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), Waldemar da Rocha Filho, o Conselheiro Teotônio Biá França e o Deputado Federal Antônio Andrade. O assunto em pauta era o Projeto que propõe ao Ministério da Educação encampar a FEPAM e assim transformar a entidade em Universidade Federal.

Após ouvir atentamente uma ampla exposição sobre a Instituição FEPAM, com o demonstrativo da sua saúde financeira, da sua grande estrutura física e dos elevados resultados positivos obtidos pelo Centro Universitário (UNIPAM), a Dra. Maria Paula, depois de muitas considerações, foi enfática ao dizer que lamentava não poder estimular a FEPAM no seu intento, porquanto no governo Lula, que se encerra no final do próximo ano, não há espaço para a criação de novas Universidades Federais, até porque somente em Minas Gerais já são 12 as Universidades Federais, enquanto São Paulo tem apenas quatro e o Paraná, apenas duas unidades.

“A decisão do MEC é eminentemente técnica e está adstrita ao mandato do atual governo federal”, alega o presidente da FEPAM, Waldemar da Rocha Filho. Ele entende que o Projeto pela Universidade Federal deve ser, agora, trabalhado junto às forças políticas, no âmbito municipal, estadual e federal.