O Projeto da Fundação Educacional de Patos de Minas para transformar o Unipam em uma Universidade Federal recebeu um balde de água fria. A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, durante reunião com lideranças da região, informou que não há possibilidade de criação de nenhuma outra Universidade Federal em Minas Gerais nos próximos anos.
Participaram da audiência com a titular da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Dra. Maria Paula Dallari Bucci, o presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), Waldemar da Rocha Filho, o Conselheiro Teotônio Biá França e o Deputado Federal Antônio Andrade. O assunto em pauta era o Projeto que propõe ao Ministério da Educação encampar a FEPAM e assim transformar a entidade em Universidade Federal.
Após ouvir atentamente uma ampla exposição sobre a Instituição FEPAM, com o demonstrativo da sua saúde financeira, da sua grande estrutura física e dos elevados resultados positivos obtidos pelo Centro Universitário (UNIPAM), a Dra. Maria Paula, depois de muitas considerações, foi enfática ao dizer que lamentava não poder estimular a FEPAM no seu intento, porquanto no governo Lula, que se encerra no final do próximo ano, não há espaço para a criação de novas Universidades Federais, até porque somente em Minas Gerais já são 12 as Universidades Federais, enquanto São Paulo tem apenas quatro e o Paraná, apenas duas unidades.
“A decisão do MEC é eminentemente técnica e está adstrita ao mandato do atual governo federal”, alega o presidente da FEPAM, Waldemar da Rocha Filho. Ele entende que o Projeto pela Universidade Federal deve ser, agora, trabalhado junto às forças políticas, no âmbito municipal, estadual e federal.
MEC diz não à Federalização do UNIPAM e projeto depende agora de forças políticas
O Projeto para transformar o Unipam em uma Universidade Federal recebeu um balde de água fria.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/12/2025
- em Policiais
Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Policiais
Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região
- (40)
- COMPARTILHAR
- 28/12/2025
- em Cidade
Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar
- (15)
- COMPARTILHAR
- 28/12/2025
- em Regionais
Mulher de 59 anos morre após grave acidente entre carro e motoneta na cidade de Patrocínio
- (4)
- COMPARTILHAR
- 27/12/2025
- em Regionais
Temporal arranca árvores, destelha imóveis e causas estragos no distrito de Beira Rio
- (9)
- COMPARTILHAR
- 25/12/2025
- em Regionais
Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba
- (2)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Regionais
Denúncia anônima leva PM a prender suspeito de tráfico de drogas em Serra do Salitre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Regionais
Motorista de 57 anos morre após caminhão carregado com grama capotar na BR 365
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Ata de reunião de Acordo de Cotistas da Empresa “Holding GPS Real Estate LTDA”
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (2)
- COMPARTILHAR