As chamas se espalharam pelas inúmeras árvores e plantas existentes na mata.
Mais um episódio da destruição da Mata do Catingueiro foi registrado nesta sexta-feira (03). As chamas avançaram para dentro da mata e consumiram uma infinidade de plantas, aves e animais. Homens do Corpo de Bombeiros estão no local tentando conter o incêndio que além dos prejuízos ambientais leva enormes transtornos para os moradores.

O fogo começou por volta das 7h00. As chamas se espalharam pelas inúmeras árvores e plantas existentes na mata e foram destruindo o que via pela frente. Longe dos olhos, aves e animais foram consumidos pelo fogo. Segundo o Presidente do Codema, Ivanildo Alves Zica, diversos micos, periquitos e outros animais habitam a mata.

O fogo chegou a atingir o topo das árvores de cerca de 10 metros. Tudo ficou cinza e a fumaça se espalhou por todo o local. Por diversas partes da cidade, era possível ver a enorme nuvem de fumaça que saía da mata. Se de longe já se via, quem estava perto sofreu com mais essa queimada. A fuligem invadiu as casas e deixou um rastro de sujeira.

E os transtornos não pararam por aí. O sol forte aliado ao calor do fogo elevou ainda mais a temperatura nas residências. A fumaça nos olhos agravava a situação que ficou insuportável. O Corpo de Bombeiros está tentando controlar as chamas desde a manhã, mas não está nada fácil, porque há vários pontos com fogo e não há como adentrar a mata.

Os membros do CIMA- Conselho Integrado do Meio Ambiente- acreditam que o incêndio foi proposital. Eles lamentaram a queimada que mais uma vez trouxe prejuízos para o meio ambiente que já está sofrendo com a estiagem.

Autor: Farley Rocha