A partir desta semana, as Marias Artesãs estarão oficialmente com nova sede. Instalado a princípio no Memorial do Milho, o grupo veio para o coração da cidade, passando a desenvolver suas atividades no antigo fórum. O novo espaço cultural recebeu o nome de Centro de Artesanato Marias da Palha. Nossa reportagem esteve no local e conversou com as responsáveis pelo grupo.

De acordo com a Marialda Cury, agora os trabalhos estão concentrados no coração de Patos de Minas. Segundo ela, as marias Artesãs realizam um trabalho de muita relevância para o município há mais de 20 anos. Segundo ela, era preciso um novo espaço para que elas pudessem recomeçar com os trabalhos. “A nossa felicidade é muito grande. O nosso trabalho é muito bonito e não vamos deixar de fazê-lo. Queremos sempre levá-lo ainda mais além” disse ela.


A presidente do Grupo, Maria Abadia, disse que estar no centro da cidade é um sonho pois fica mais fácil da população visitar. “Nós utilizamos apenas fibras naturais e transformamos o simples em arte, realmente estamos muito felizes e esperamos que todos venham nos visitar” disse ela. A história das Marias Artesãs começou há cerca de vinte anos, em 2002, quando o Memorial do Milho foi inaugurado.

O primeiro grupo era formado por mulheres que trabalhavam basicamente com algodão, utilizando carda e tear na produção de peças como forros de mesa e jogos americanos. Com o tempo, surgiu a ideia de inovar o trabalho, com inserção de outro material como base para a criação do artesanato: a palha de milho. De lá para cá, o grupo aprimorou-se e entrega um belíssimo trabalho que representa genuinamente a alma da cultura patense. As flores de palha são o carro-chefe das Marias Artesãs, produção que encanta pela variedade e beleza da palha transformada em arte.

O novo espaço, que é fruto de parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, já pode ser visitado. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.