Um lixão aos poucos vai surgindo bem próximo ao perímetro urbano de Patos de Minas. As margens da MGC 354 estão sendo transformadas em depósito de materiais inservíveis de todos os tipos. As placas instaladas pelo D.E.R não intimidam os “sujões”, que não pensam duas vezes antes de descartarem ali o que já não lhes servem mais.

Um dos descartes está bem ao lado da placa informando que é proibido jogar lixo. Lá é possível encontrar vários sofás velhos, restos de móveis, colchões, entulhos de construção civil e muito lixo. Garrafas de bebidas também estão entre os itens descartados no local, que fica bem próximo ao perímetro urbano.

A alguns metros dali, já existe outro local acumulando mais materiais inservíveis. Também há restos de móveis velhos, entulho e lixo, e um mau cheiro que indica a presença de animais mortos.

A Prefeitura de Patos de Minas possui o serviço Cata-Treco que recolhe móveis e eletrodomésticos inservíveis na cidade. Basta ligar no telefone (34) 3822 9718 e agendar horário para a coleta. Os carroceiros reclamam, no entanto, que não existe um local destinado para o descarte de entulhos, por exemplo.

O Patos Hoje já mostrou a reclamação desses profissionais que alegam estar ficando sem ter condições de trabalhar por falta de um ecoponto. No caso da MGC 354, a responsabilidade pela limpeza é do D.E.R.