A Banda Legião Urbana é considerada por muitos a maior da história do rock nacional. Com canções revolucionárias e de muito protesto, a banda ainda hoje é seguida por uma multidão. O que poucos sabem é que o grupo começou sua trajetória de sucesso fazendo sua 1ª apresentação em Patos de Minas. O que foi algo realmente marcante. Nesta quarta-feira (19), houve mais uma prova desse fato. Marcelo Bonfá, baterista do grupo, publicou um manuscrito revelando a história.

As duas fotos publicadas mostram dois papéis amassados, “de embrulhar pão”, e escritos à caneta pelo próprio Renato Russo. “O Renato adorava escrever estes pequenos releases sobre nós. Achei este aqui comigo. Não me lembro exatamente a que show ele está se referindo, mas como diz o release, tratava-se da nossa primeira apresentação em Brasília antes do Dado entrar para a banda. Bem antes de assinarmos com a EMI. Renato deve ter escrito isso em 1982”, disse Marcelo Bonfá na postagem desta quarta-feira.

Na verdade, os bilhetes mostram que o grupo se apresentou pela 1ª vez na história no “Festival Rock no Parque” em Patos de Minas, no dia 5 de setembro de 1982, ou seja, há quase 41 anos. Em seguida, ele fala sobre a apresentação em Brasília, de onde surgiu o grupo. E essa apresentação na Capital do Milho foi realmente icônica. Era um festival amador e tanto o Aborto Elétrico quanto a Legião Urbana eram completamente desconhecidos em Patos de Minas. O esquema era tão amador que a Legião Urbana, ainda sem Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, não ganhou nenhum centavo para se apresentar. O produtor do festival, Carlos Aberto Xaulim, disse em reportagem do UOL que pagou apenas o ônibus, a alimentação e a hospedagem. A viagem de 400 km entre Brasília e Patos de Minas não foi fácil, já que a estrada era bem precária. Os músicos viajaram em um ônibus regular de linha carregando todos os equipamentos.

O produtor contou que os equipamentos de som eram todos emprestados de clubes locais e não havia roadies. Por causa disso, o próprio Renato Russo subiu ao palco para passar o som. Só que, ao invés de se preparar para a apresentação, o cantor assumiu o microfone e chamou o público para ver. De acordo com Xaulim, o Renato atropelou as formalidades e foi gritando para as pessoas chegarem mais perto do palco. Ele não quis passar o som e já foi logo fazendo o show.

Xaulim também contou sobre como terminou a apresentação, na delegacia. O primeiro show da Legião Urbana também marcou o primeiro desentendimento com a polícia e a primeira prisão. Ao todo, cerca de 1500 pessoas estavam na plateia, além de muitos policiais. Ao final, os PMs cercaram a banda e deram voz de prisão por se sentirem “ultrajados” com a letra de “Música Urbana”, que continha os versos “Os PMs armados e as tropas de choque vomitam música urbana”, e também com o discurso que Russo fez no palco pregando o voto em branco nas próximas eleições.

O produtor revelou em reportagem do UOL que entrou em pânico quando soube que eles tinham sido presos. “Fui correndo para a delegacia. Quando cheguei lá, o Renato estava discutindo com os policiais, falando sobre liberdade de expressão. A PM não queria liberá-lo enquanto ele não se desculpasse”, lembrou o produtor. Ao final, o grupo foi finalmente solto desde que deixasse a cidade imediatamente. “Só que o próximo ônibus só sairia na madrugada e foi preciso negociar com a polícia para que a banda pudesse ficar esperando o ônibus dentro do parque. Eles não poderiam sair de lá”, contou.

Veja imagens do filme "Somos tão jovens" que faz uma reprodução no show em Patos de Minas


Veja o filme completo:


O release manuscrito diz:

LEGIÃO URBANA

"O grupo foi formado por Marcelo Bonfá (bateria) (do Dado e o Reino Animal), Renato Russo (baixo) (do Aborto Elétrico) e Eduardo Paraná (guitarra)(do Boca Seca)em julho de 1982. A primeira apresentação foi no “Festival Rock no Parque” realizado em Patos de Minas .

Agora chega a vez de Brasília: esta é a nossa primeira apresentação aqui.

Achamos que o importante é falar de coisas que acontecem com a gente: escolas, festas, cotidiano, como vemos o mundo, como o mundo nos vê.

Chegou a hora do pessoal começar a se tocar: importante é fazer o que você quer e ficar bem com todo mundo que quer se divertir." PS: Escrito em papel de embrulhar pão rs

Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996, vítima de complicações da Aids, aos 36 anos, e entrou para a história como o único roqueiro do Brasil a ultrapassar a marca dos 10 milhões de discos vendidos.