O voto no Brasil é obrigatório para as pessoas com mais de 18 anos e menores de 70 anos. Quem deixa de ir às urnas e não justifica a ausência fica em débito com a Justiça Eleitoral e pode até ter o documento cancelado. É o caso de mais de  1.100 eleitores em Patos de Minas. Eles têm até o dia 14 de abril para regularizar a situação.

Ficam em débito com a Justiça Eleitoral, os eleitores que deixam de votar em três turnos de eleição. Nas duas Zonas Eleitorais de Patos de Minas, 1.182 pessoas estão nestas condições. Em Lagoa Formosa, são 27 eleitores prestes a terem o documento cancelado. Em Varjão de Minas, são 17 eleitores e, em São Gonçalo do Abaeté, 14 eleitores estão em situação irregular.

Para não perder o documento, os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral devem comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 14 de abril. O órgão fica na rua Olegário Maciel, número 230, 8º andar, no centro da cidade e funciona de segunda a sexta-feira no período de 12h às 18h.

Para regularizar a documentação, basta levar a documentação e pagar uma multa no valor de R$ 3,51 para cada turno de eleição que deixou de votar.

Autor: Maurício Rocha